Esteio inicia vacinação para pessoas de 59 anos com comorbidades

22 de abril de 2021 - 15:44

Após a imunização de idosos contra o novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Esteio abriu, nesta quinta-feira (22), agendas para vacinação de pessoas com comorbidades, inicialmente apenas para aquelas com 59 anos de idade. Aliás, há a possibilidade de receber a vacina ainda nesta quinta, das 18h às 19h30min, no drive-thru montado no Parque de Exposições Assis Brasil (Pavilhão da Agricultura Familiar – entrada pelo Portão 1). O sistema para marcar o horário continua o mesmo, pelo site esteio.rs.gov.br/vacina. Podem ser imunizados pessoas com as enfermidades listadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (veja abaixo ou clique em bityli.com/IORuH para saber mais).

As pessoas com comorbidades precisam estar atentas à documentação que devem apresentar na hora de receber a vacina contra a COVID-19: além de documento de identidade e do comprovante de residência, é obrigatório mostrar um documento que ateste a comorbidade informada. Pode ser, por exemplo, um laudo médico, a receita de um medicamento controlado relacionado com a doença ou algum exame com diagnóstico conclusivo.

Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar os telefones 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (Ramal 1 – das 8h às 12h e das 13h às 17h). Pessoas que tiverem dificuldades para marcar a vacina podem buscar ajuda diretamente nas unidades básicas de saúde (UBSs). Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção são imunizados em casa, também após agendamento pelos mesmos canais. Grupos prioritários cuja data de vacinação já passou também podem agendar o horário para ir até o drive-thru e receber a dose.

 

Lista de comorbidades

*Definidas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (detalhes em bityli.com/IORuH)

– diabetes Mellitus
– pneumopatias crônicas graves
– hipertensão arterial resistente (HAR)
– hipertensão arterial estágio 3
– hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
– insuficiência cardíaca (IC)
– cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– cardiopatia hipertensiva
– síndromes coronarianas
– valvopatias
– microcardiopatias e pericardiopatias
– doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
– arritmias cardíacas
– cardiopatias congênitas no adulto
– próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– doença cerebrovascular
– doença renal crônica
– imunossuprimidos
– anemia falciforme
– obesidade mórbida
– síndrome de down
– cirrose hepática

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo