São Leopoldo registrou uma queda de 43% no roubo e de 49% no furto de veículos, segundo o o relatório do Observatório de Segurança da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), quando comparado o primeiro trimestre de 2021 com o primeiro trimestre de 2020. Em setembro de 2020, o município concluiu a instalação do sistema de cercamento eletrônico.
No primeiro trimestre de 2021 ocorreram 72 roubos de veículos, enquanto no mesmo período de 2020, foram 127. Já o número de furtos caiu de 146 para 75. O cercamento ainda possibilitou a detenção de suspeitos de crimes a recuperação de dois veículos furtados até o momento.
Com 60 câmeras espalhadas em 30 localidades diferentes da cidade, são fornecidas imagens e dados que são observados e analisados na central de monitoramento da GCM, que também recebe informações sobre outras áreas vigiadas, bem como de pardais de trânsito.
Alerta pelo videomonitoramento
De acordo com o diretor de planejamento estratégico da guarda, Wagner Pires, essa é uma ferramenta importante para evitar os roubos e furtos de veículos entre outros tipos de crimes. “Quando um veículo consta no sistema como em situação de furto ou roubo, a câmera detecta a placa e é acionado um alerta no sistema de videomonitoramento. Como são vários pontos de vigilância, é possível acionar uma guarnição que tem tempo de interceptar o carro e averiguar a situação do condutor. As câmeras também auxiliam no combate ao vandalismo e crimes de depredação ao patrimônio”, explica Pires.