1º. paciente a usar a bolha respiratória no Centenário tocou o sino na manhã de hoje

19 de abril de 2021 - 10:49
Por Juliano Palinha e Sônia Bettinelli

Na manhã desta segunda-feira (19) foi mais uma dia histórico para os profissionais da Fundação do Hospital Centenário. O primeiro paciente a usar a Bolha de Respiração Individual Controlada, a Bric, recebeu alta e tocou o sino da vitória.

Conforme a presidente Lilian Silva, que estava ao vivo no programa Berlinda News Entrevista no momento da alta, Joeser Brasil de Souza, de 33 anos, ficou oito dias internado na UTI Covid e desses, quatro, usando a bolha. “Nossa que emoção. Ouvi o sino tocando e soube que o primeiro paciente a usar a bolha está tocando o sino da vitória. Que alegria”, comemorou a presidente.

Lilian disse que na área Covid do Centenário três bolhas, a BRIC, estão sendo utilizadas. “O equipamento não dispensa o respirador e cada paciente pode usar em torno de 8 horas por dia”, informou.

Saiba mais

A BRIC é uma bolha impermeável, transparente, vedada e inflável tem conexões respiratórias que permitem a oxigenação pulmonar reduzindo o esforço do paciente e sem a necessidade de sedação.

A BRIC é indicada para pacientes com disfunção respiratória, com baixa saturação, mas ainda sem indicação para intubação. Conectada a um respirador, a bolha pode ser utilizada por até 12 horas no paciente. No Centenário a tecnologia segue um protocolo específico e a utilização é por até 8 horas para avaliação da resposta do paciente. Antes de ser instalada e cada quatro horas de uso, os níveis de oxigenação são medidos e os parâmetros indicam a nova etapa de tratamento. Na Área Covid do Centenário, três bolhas estão sendo utilizadas.

Para usar a bolha, o paciente passa por uma avaliação rigorosa. O tratamento não é indicado para pacientes claustrofóbicos, com histórico de deslocamento de retina e sangramento de vias aéreas.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo