Até o início da tarde de hoje (13), conforme a Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, 575 pessoas ainda não compareceram para a segunda dose da vacina CoronaVac contra covid-19, isso no intervalo de 21 a 28 dias. Os dados da segunda dose da AstraZeneca não estão contabilizados porque o intervalo entre as doses é de três (3) meses.
No Berlinda News Entrevista de hoje (13), o secretário Marcel Frison chamou atenção sobre a necessidade de tomar as duas doses. “Uma dose apenas não irá imunizar. É preciso ficar atento à carteirinha para não perder o prazo, caso contrário não haverá eficácia”, alertou Marcel acrescentando outra situação curiosa. Segundo o secretário, as pessoas estariam escolhendo a vacina. “Algumas pessoas temem que o intervalo de 90 dias da AstraZeneca é muito longo e que isso não seria eficaz. Mas não é nada disso, cada vacina tem o período específico para fazer efeito”, destacou Marcel. Em estoque na Secretaria de Saúde, para vacinação da semana, são 7 mil juntando 1ª e 2ª doses.
No Brasil, 1,5 milhão estão com a 2ª dose atrasada
Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante um café da manhã com jornalistas, em Brasília. Segundo o ministro, a pasta vai divulgar uma lista, por estado, de pessoas que estão com a segunda dose atrasada. (Agência Brasil)
SES encaminhará nomes dos idosos em atraso da 2ª dose
Para acelerar a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus na população gaúcha, a Secretaria da Saúde (SES) irá encaminhar às vigilâncias municipais, por meio das coordenadorias regionais de saúde (CRS), relatórios com os nomes de todos os idosos que podem tomar a segunda dose. A base dos dados é o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), abastecido pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas. Os relatórios serão encaminhados nos próximos dias.