575 leopoldenses estão com a segunda dose da CoronaVac atrasada; 7 mil é o estoque da semana para aplicar 1ª e 2ª doses

13 de abril de 2021 - 15:31
Por Sônia Bettinelli

Até o início da tarde de hoje (13), conforme a Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, 575 pessoas  ainda não compareceram para a segunda dose da vacina CoronaVac contra covid-19, isso no intervalo de 21 a 28 dias. Os dados da segunda dose da AstraZeneca não estão contabilizados porque o intervalo entre as doses é de três (3) meses.

No Berlinda News Entrevista de hoje (13), o secretário Marcel Frison chamou atenção  sobre a necessidade de tomar as duas doses. “Uma dose apenas não irá imunizar. É preciso ficar atento à carteirinha para não perder o prazo, caso contrário não haverá eficácia”, alertou Marcel acrescentando outra situação curiosa. Segundo o secretário, as pessoas estariam escolhendo a vacina. “Algumas pessoas temem que o intervalo de 90 dias da AstraZeneca é muito longo e que isso não seria eficaz. Mas não é nada disso, cada vacina tem o período específico para fazer efeito”, destacou Marcel. Em estoque na Secretaria de Saúde, para  vacinação da semana, são 7 mil juntando 1ª e 2ª doses.

No Brasil, 1,5 milhão estão com a 2ª dose atrasada

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante um café da manhã com jornalistas, em Brasília. Segundo o ministro, a pasta vai divulgar uma lista, por estado, de pessoas que estão com a segunda dose atrasada. (Agência Brasil)

SES encaminhará  nomes dos idosos em atraso da 2ª dose

Para acelerar a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus na população gaúcha, a Secretaria da Saúde (SES) irá encaminhar às vigilâncias municipais, por meio das coordenadorias regionais de saúde (CRS), relatórios com os nomes de todos os idosos que podem tomar a segunda dose. A base dos dados é o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), abastecido pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas. Os relatórios serão encaminhados nos próximos dias.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo