Centenário está fora da lista dos 28 hospitais gaúchos que irão receber kit intubação do Estado

19 de março de 2021 - 15:39

Mais uma vez o Hospital Centenário ficou de fora da lista dos 28 hospitais gaúchos que irão receber os medicamentos do kit intubação. Ao todo serão 27.225 frascos nesta nova remessa (o Centenário havia ficado de fora na primeira remessa), adquiridos pelo governo do Estado, que estão sendo entregues para os hospitais gaúchos que relatavam possível desabastecimento desses insumos. Os medicamentos Atracúrio, Etomidato e Morfina são remédios utilizados para realizar o procedimento de intubação para respiração mecânica de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Esta remessa foi integralmente adquirida pela Secretaria da Saúde (SES) com recursos do Tesouro do Estado, por meio de uma ata de registro de preço do Ministério da Saúde. Para a distribuição dos medicamentos, a SES contou mais uma vez com o auxílio do Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sul. Os medicamentos saíram na manhã desta quinta-feira do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita.

Os hospitais que estão sendo beneficiados foram aqueles que relataram estoque crítico desses insumos, frente ao aumento da demanda de pacientes em condições graves de Covid-19 e a dificuldade de aquisição no mercado privado. Esses remédios não fazem parte da rotina de compra da Assistência Farmacêutica do Estado, mas em função das dificuldades relatadas pelas instituições hospitalares, a Secretaria da Saúde fez a compra excepcional dos insumos, para garantir a continuidade da assistência aos pacientes de Covid. Esta necessidade reflete o cenário nacional de alta demanda por anestésicos e bloqueadores neuromusculares. Nesta semana, já foram entregues outros 35 mil medicamentos para esta finalidade.

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTIs. A ação visa ao acompanhamento do estoque na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

  • Veja a quantidade de medicamentos entregues nessa remessa:
  • – 8.750 frascos de Atracúrio 2,5 ml
    – 1.500 frascos de Atracúrio 5 ml
    – 425 frascos de Etomidato
    – 16.550 frascos de Morfina

 

Veja a lista de hospitais beneficiados (atualizado às 15h de 19/03).

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo