Prefeitura requisita medicamentos anestésicos de farmácias e veterinárias para pacientes da covid

17 de março de 2021 - 19:02

O esgotamento do sistema de saúde estadual, regional e municipal apresenta um novo desafio em São Leopoldo. O estoque baixíssimo de medicamentos analgésicos, anestésicos e relaxantes musculares para tratar pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no Hospital Centenário, bem como para pacientes em leitos clínicos na Upa Zona Norte e no Centro de Saúde da Feitoria, fez a Prefeitura requisitar às clínicas veterinárias, farmácias privadas ou mesmo outros estabelecimentos que possam dispor de estoque de medicamentos usados para garantir a sedação dos pacientes.

Conforme o secretário de Saúde, Marcel Frison, a medida é emergencial e busca garantir o atendimento no momento de maior gravidade da pandemia. “Precisamos unir esforços e estamos apelando até para as clínicas veterinárias e farmácias no sentido de garantir um mínimo de abastecimento desses anestésicos, considerando a absoluta falta no mercado e também uma falta de abastecimento do Governo Federal e mesmo do Estado com os insumos nesse grave dessa pandemia para atender a nossa população” reforçou Marcel.

Para a presidente do Hospital Centenário, Lilan Silva, a falta de medicamentos pode trazer consequência aos pacientes. “É uma ameaça real, estamos operando no limite com estoque praticamente zerado, a falta destes medicamentos nos obriga a usar alternativas de tratamento não tão confortáveis para o paciente. Fizemos uma compra de 10 mil ampolas e o laboratório não nos entregou ainda. Notificamos a empresa que terá 24 horas para justificar porque não fez a entrega, caso contrário tomaremos medidas legais. A quantidade utilizada de anestésicos e sedativos no Bloco Cirúrgico durante um ano, por exemplo, é a mesma utilizada em 10 dias na Área Covid”, destaca Lilian.

Nesta terça-feira, (16), o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, entregou os medicamentos chamados de kit entubação para mais de 20 cidades de diferentes regiões do Estado, mas deixou São Leopoldo fora dos critérios de recebimento.

  • Estão sendo requisitados os seguintes medicamentos:
  • Atracúrio 50mg
    Cetamina 500mg
    Fentalina 0,5mg
    Midazolam 50mg
    Propofol 200mg

O secretário de Proteção Animal de São Leopoldo, o veterinário Walter Leo Verbist, informou que já foram suspensas as cirurgias eletivas dos animais, como castrações e outros procedimentos agendados, e está operando apenas em situações de emergência.

Além disso, a Sempa já disponibilizou os estoques de medicamentos compatíveis à Farmácia Municipal e está contatando diretamente as clínicas veterinárias em busca de arrecadar os suprimentos necessários.

A Farmácia Municipal, localizada junto ao Ginásio Municipal, ficará responsável pela centralização e distribuição dos anestésicos arrecadados ao Hospital Centenário, Upa e Centro de Saúde da Feitoria. O contato para disposição dos insumos pode ser feito com a Farmácia Municipal pelo telefone: (51) 3589.4092 ou pelo e-mail: farmacia@saoleopoldo.rs.gov.br

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo