Com sede da Alureu fechada há um ano, pacientes recorrem ao whatsapp

9 de março de 2021 - 15:24
Por Sônia Bettinelli

Pelo menos 380 moradores de São Leopoldo, portadores de lúpus ou outras doenças reumáticas estão há um (1) ano sem frequentar a sede da  Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale do Sinos (AlureuSinos), que funciona em uma sala da Antiga Sede da Unisinos. Com a pandemia, o espaço que oferecia três oficinas por semana fechou as portas e ainda não há previsão de reabertura.

”Dependemos da intensidade da pandemia, da vacinação e da liberação do espaço pela Unisinos. Nosso contato é pelo whats, mas  sabemos que faz muita falta a conversa dos pacientes com o serviço de psicologia, de assistência social e da fisioterapia”, explicou a fundadora da Alureu, Izabel Oliveira, que também é portadora de lúpus.

Faltou hidroxicloroquina

Em 12 meses, o momento de maior preocupação dos pacientes de lúpus foi no primeiro semestre de 2020. “A hidroxicloroquina  sumiu das farmácias e esse medicamente é fundamental para pacientes do lúpus. Faltou  porque as pessoas começaram a usar no tratamento precoce da covid-19 e como todos sabemos não há comprovação científíca da eficácia para covid. Já para o paciente do lúpus é fundamental, mas o seu uso é precedido de exames com oftalmologista e reumatologista”, alerta Izabel. O  principal exame para o paciente de lúpus usar a hidroxicloroquina é de fundo de olho que precisa ser feito há cada seis meses. “No auge da falta do medicamento, em 2020, pacientes com lúpus ativo foram hospitalizados porque era a única garantia de receber a medicação”, conta Izabel.

Conselho Municipal de Saúde

Izabel Oliveira é também a atual presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Leopoldo. “O conselho é o lugar ideal para a comunidade mandar as demandas da saúde. Lá tem espaço de debate e das medidas necessárias para a saúde pública. Faço questão de disponibilizar o telefone para que as pessoas nos procurem. O conselho funciona no terceiro andar do centro Capilé”, informa Izabel.

O que é Lúpus

Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico. Em resumo, ele é um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente. A questão é que os anticorpos, quando em alta concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos. Rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais mais acometidas, https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-lupus/

Mais informações

Alureu -51 998401931

Conselho Municipal de Saúde de São Leopoldo/ 3568 87 63

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo