13 dos 20 pacientes na UTI Covid do Centenário tem entre 30 e 50 anos de idade

26 de fevereiro de 2021 - 12:07
Por Sônia Bettinelli

Dos 20 pacientes internados na UTI Covid do Hospital Centenário (HC), em São Leopoldo, 13 tem menos de 60 anos. “Tem entre 30 a 50 anos, perfil totalmente diferente do que ocorria até poucas semanas quando a maioria tinha mais de 60 anos”, disse a diretora técnica de enfermagem  do HC, Fabiani Oliveira no Berlinda News Entrevista de hoje (26). “Nossa UTI covid é de 18 leitos, improvisamos mais dois e agora não há mais possibilidade de ir além”, observou Fabiani acrescentando que ainda hoje mais um paciente da UPA Scharlau será transferido para o HC.

Também hoje, a direção técnica do hospital se reunirá para analisar a possibilidade de restringir ainda mais o acesso de pessoas na parte da emergência geral e clínicas médicas. “Isso porque a maior parte dos 32 profissionais afastados por contaminação ou suspeita é desses setores. Na emergência covid o número é baixo porque não temos contato presencial algum com familiar”, explica Fabiani. Com mais de 20 anos como enfermeira, desses 10 anos no Centenário, a diretora resume a percepção sobre o momento. “Só conhecia a pandemia teórica como algo do passado”.

Visita virtual aproxima família e paciente

Além da função técnica, as equipes da linha de frente precisam dar suporte emocional para paciente e família. O profissional é a única pessoa que o paciente enxerga, quando não está sedado ou entubado. Fabiani relata o protocolo de informações à família. “Três horários por dia, a família pode entrar em contato com a Ouvidoria para informações gerais. Uma vez por dia fazemos a visita virtual por vídeochamada para que familiares e pacientes possam se ver. E uma vez por dia, a  família recebe a ligação do médico para detalhar o quadro clínico. Para preservar nosso emocional temos suporte da psicologia e serviço social”, observa.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo