Morre aos 59 anos o sociólogo Charles Pranke

17 de fevereiro de 2021 - 20:02

A Prefeitura Municipal de São Leopoldo, por nota, comunica, com pesar, o falecimento do assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Charles Roberto Pranke, sociólogo, com especialização em políticas sociais e comunitárias.

A causa da morte não foi informada, segunda a nota, Pranke foi encontrado sem vida na tarde desta quarta-feira (17) em sua residência pelos familiares.

 

Nota:

“Desde o início de sua trajetória profissional foi um incansável defensor dos Direitos Humanos e constitucionais.

Em 1983, começou a atuar na Associação de Amparo ao Menor Carente, hoje Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar), participando ativamente dos movimentos sociais e discussões nacionais que deram origem ao Estatuto da Criança e Adolescente (Eca) e ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Em 2005, na primeira gestão do prefeito Ary Vanazzi, assumiu como titular da Secretaria de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (Sacis), tendo papel fundamental na implementação dos serviços socioassistenciais previstos no Suas. Em sua gestão, São Leopoldo se tornou referência da política de assistência social no país.

Sempre atento as pautas sociais, Charles participou e participava de vários conselhos de direitos, entre eles, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Atualmente, Charles exercia cargo de assessor de gestão e planejamento, captando recursos e contribuindo para a qualificação da política municipal de assistência social e sempre pautando a defesa dos direitos sociais, especialmente, daqueles em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito Ary Vanazzi lamentou a ocorrido. “O Charles era um cidadão do Brasil, que articulou e lutou pelas principais políticas nacionais de assistência social, devemos muito a ele tudo que temos de base e construção da política social. Era um articulador teórico e prático que dedicou sua vida ao bem comum, a ajudar quem mais precisava especialmente crianças e adolescentes, é um dia muito triste, perde São Leopoldo, e ele merece todas as nossas homenagens e reconhecimento.”

O titular da SDS, secretário Fábio Bernardo, também lamentou a perda. “Nos últimos 16 anos caminhamos lado a lado e São Leopoldo perde lamentavelmente um de seus defensores mais atuantes da luta na Defesa e Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes”.

Charles Pranke deixa as filhas Livia e Sara, além de inúmeros colegas, companheiros que o tinham como um querido e solidário amigo.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo