COLUNA ÁREA GEEK POR NÍCOLAS ROST: O que é o SnyderCut?

17 de fevereiro de 2021 - 20:08
Por Nícolas Rost

Introdução

O DCEU ou Universo Expandido da DC (universo de filmes de super-heróis da DC Comics) teve inicio no ano de 2013, com o filme ¨O Homem de Aço¨. No ano de 2016, mais dois filmes desse universo foram lançados, ¨Batman vs Superman¨ e ¨Esquadrão Suicida¨. Já em 2017, tivemos ¨Mulher-Maravilha¨ e ¨Liga da Justiça¨. Com o passar dos anos, outros filmes foram sendo lançados, mas, para entender o que é esse tal ¨SnyderCut¨, é preciso voltar um pouco no tempo, nas primeiras produções desse universo.

 

Recepção negativa

Os primeiros filmes do DCEU não tiveram a recepção esperada. A grande maioria dos filmes ganhavam opiniões bem divida dos fãs e geralmente, não se saiam muito bem nas opiniões dos críticos. A unica exceção, foi o filme da Mulher-Maravilha, que acabou sendo sucesso entre o publico e a critica. Contudo, a recepção não muito positiva dos demais longas-metragens, impactou no filme da Liga da Justiça. Acontece que o estúdio que distribui os filmes da DC, a chamada ¨Warner Bros¨, acreditava que o problemas com seus filmes de herói se davam pelo tom mais sombrio e sério que era abrangente na maioria das produções.

 

O problema na produção

Esse aspecto mais ¨sombrio¨ era algo que o diretor Zack Snyder gostava muito de colocar em seus filmes. Snyder dirigiu ¨O Homem de Aço¨ e ¨Batman vs Superman¨ e dessa forma, ficou responsável por dirigir o filme da Liga da Justiça. O diretor já estava com o roteiro pronto e já havia gravado algumas cenas do filme, contudo, acabou se afastando da produção após sua filha cometer suicídio. Em meio a situação, o estúdio Warner teve que escolher um novo diretor para o filme. O diretor escolhido foi Joss Whedon (responsável pelos dois primeiros filmes dos Vingadores). A ideia do estúdio era mudar o tom sombrio do filme, o substituindo por algo mais leve, mais semelhante as produções do universo Marvel. Para isso, o novo diretor cortou diversas cenas e elementos do roteiro original, colocando mais piadas, que no fim, acabaram ficando mal encaixadas no filme.

 

O lançamento do filme

A produção desse filme foi mais turbulenta do que se pode imaginar, mas, isso seria assunto para outro artigo… Bom, no fim, o filme Liga da Justiça acabou sendo lançado em novembro de 2017. O resultado foi muito diferente do original, e como já esperado, o longa teve recepções negativas dos fãs e da critica. Com a decepção pelo filme dessa icônica equipe de heróis, muitos fãs foram para a internet para pedir para o estúdio lançar a versão original do filme, usando a hashtag ¨#ReleaseTheSnyderCut¨ (em português, ¨Realize o corte do Snyder¨).

 

Finalização

Demorou muito tempo, mas o pedido dos fãs se tornou realidade. No dia de 18 de março desse ano, o filme ¨Liga da Justica: SnyderCut¨ irá ter sua estreia. O filme se trata da versão original e mais sombria de Liga da Justiça, combinado com algumas novas cenas. O longa terá 4 horas de duração e trará muitos elementos que ficaram de fora do filme lançado em 2017, como: a origem do Ciborgue, o traje preto do Superman, novos vilões e heróis, etc. O SnyderCut terá estreia exclusiva no streaming HBO Max. Infelizmente esse novo streaming só chega no Brasil em junho, até lá, o jeito é esperar!

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo