A nova secretária de Políticas para Mulheres, Margarete Simon Ferreti, foi empossada pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, nesta segunda-feira, 1 de fevereiro. Professora estadual aposentada, Margarete é referência em gestão pública no Rio Grande do Sul, trabalhando nos governos de Olívio Dutra e Tarso Genro, é ex-vereadora e ex-prefeita de Nova Santa Rita, e agora integra o governo municipal para a gestão 2021/2024.
Vanazzi agradeceu o trabalho realizado por Danusa Alhandra à frente da Sepom, destacando a firmeza e determinação da ex-secretária em tirar a pasta do ostracismo. “E depois de 25 anos, conseguimos finalmente instalar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) que nos primeiros 90 dias de funcionamento atendeu mais de 600 mulheres”, lembrou o prefeito. Ao dar boas-vindas à nova secretária, Vanazzi avisou que “se não tivermos a capacidade de ouvir as mulheres em busca de soluções para a crise, vamos errar de novo lá na frente”.
O momento político no país, a crise agravada pela pandemia e o aumento dos casos de violência contra as mulheres foram lembrados no discurso de posse da titular da Sepom. “Hoje, a primeira notícia quando eu liguei o rádio pela manhã, é aconteceu mais um ato de feminicídio no interior do estado. Um ex-companheiro que assassina sua ex-esposa a facadas junto à filha de três anos. Nós temos que continuar a nos indignar, isso não é normal. Para avançarmos esta indignação tem que estar presente”, enfatizou a secretária criticando a postura do governo federal. “Temos uma pessoa que deveria o nosso líder, que apontasse políticas publicas, que cuidasse de seu povo. Mas é aquele que destrói a politica pública, que aumenta o uso da violência e não respeita o ser humano” disse, ressaltando a importância dos movimentos que estão se levantando nas ruas.