O prefeito Ary Vanazzi realizou na manhã de hoje (29), em live no Facebook, o balanço dos dez primeiros dias de vacinação contra o coronavírus em São Leopoldo. Além disso, anunciou o portal da vacinação para dar mais transparência no processo de imunização, o “vacinômetro”.
O Portal foi elaborado pela Superintendência de Comunicação, Semad e Semsad a aba está disponível no site da Prefeitura Municipal e terá diariamente a totalização de doses recebidas, de vacinados, e detalhamento por grupos prioritários. Basta acessar www.saoleopoldo.rs.gov.br/vacinacao. No espaço já está disponível materiais oficiais da campanha de vacinação e um link do formulário para o cadastramento de pessoas acamadas, que será o próximo grupo a ser vacinado. Diariamente será disponibilizado nas redes oficiais da Prefeitura os cards do Vacinômetro São Leopoldo.
Mais ação do Governo Federal
Ao lado do secretário da Saúde, Marcel Frison, o prefeito falou dos critérios de aplicação e cobrou mais ação por parte do Governo Federal. também “Temos uma angústia muito grande. Trabalhamos para imunizar 50% da população até o meio do ano, mas recebemos menos doses do que o critério estabelecido pelo próprio Ministério da Saúde. Nesse ritmo, vamos entrar 2022 sem ter concluído o processo”, afirmou o prefeito Vanazzi. Até o momento, foram aplicadas 1206 doses das 2622 recebidas pela Vigilância em Saúde.
Vanazzi informou que os municípios, através das associações, estão juntando forças para comprar doses diretamente do Instituto Butantan de São Paulo. “Vamos mobilizar as prefeituras para comprar de forma conjunta, caso a União siga com essa lentidão. Queremos que a Anvisa, por sua vez, acelere a aprovação de outras vacinas, colocando em primeiro lugar seu corpo técnico e deixando de lado questões políticas”, acrescentou.
O secretário Marcel Frison informou que na próxima semana mais 700 doses da CoronaVac poderão ser retiradas junto ao Governo do Estado. “Temos profissionais e temos estrutura para vacinar. O que nos falta é um quantitativo que dê conta da enorme demanda que possuímos. É um processo cuidadoso, feito com critério, em lugares específicos, conforme determinado pelas normativas”, reforçou.
As doses da Astrazeneca serão utilizadas em profissionais da saúde. A vacinação das aldeias indígenas será retomada, pois muitos se encontravam trabalhando em colheitas fora da cidade. A CoronaVac, conforme recomendação, continuará sendo aplicada em moradores e profissionais das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Vacinas Recebidas
São Leopoldo recebeu no total 2.622 doses de vacinas, sendo 1.422 da CoronaVac e 1.200 da AstraZeneca.
- Butantan/ Coronovac: 1422 Doses recebidas destinada a alcançar o público da primeira etapa. Previsão de recebimento de cerca de mais 700 doses semana que vem. Primeiro Estoque concluído nesta sexta-feira, 29 de janeiro.
- Oxford/ Astrazeneca: 1200 Doses recebidas: Destinada aos profissionais de saúde ( 27 % dos profissionais). Aplicação programada para a semana que vem visando atender os serviços de maior risco. A partir da última circular, o total de profissionais de saúde a ser vacinado é de 51%. Cerca de 2 mil profissionais. A meta geral fica em 3.584 pessoas.