A partir desta quarta-feira (20) inicia o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 20/21 e os fãs da modalidade verão novidades nas duplas que disputarão a sequência da temporada. Entre elas duas alunas do Colégio Sinodal de São Leopoldo: Eduarda Dias Machado, 17 anos, e Julia Dutra, de 15. Duda e Julia, como são conhecidas, terão a responsabilidade de representar o Rio Grande do Sul no torneio na categoria adulta, ou seja, diante de feras no vôlei de areia de praia brasileiro e mundial.
Duda é moradora de Sapucaia do Sul, mas boa parte da sua família é do bairro Santa Teresa, em São Leopoldo. Já Julia é moradora de Cachoeirinha. Por terem participado de diversos torneios ao longo de 2020, as duas meninas chamaram a atenção dos técnicos da Confederação Brasileira de Vôlei e foram convidadas a defender o Estado neste torneio que contará com craques como Maria Elisa (RJ), que volta ao voleibol na sexta etapa Open feminina e irá reeditar a dupla que disputou as Olimpíadas de Londres 2012 com Talita (AL), que desfez a dupla com Carol Solberg (RJ), que passará a jogar ao lado da medalhista olímpica Bárbara Seixas (RJ).
DESAFIO E EXPERIÊNCIA
Apesar do grande desafio para meninas o foco delas não é o título obviamente, mas sim ganhar experiência jogando contra profissionais que são referência neste esporte. “Sabemos das dificuldades que iremos encontrar, mas nosso foco é agregar experiência. Estaremos diante de craques no vôlei de praia. São ídolas nossa que estarão em quadra”, lembra Duda.
As duas alunas são oriundas do vôlei de quadra e por isso a areia, ou a falta de quadra para treinamento na região metropolitana, é a maior dificuldade a ser superada por essas duas garotas. “Jogar na areia é diferente, vento, areia pesada, chuva. É a nossa maior dificuldade. Sabemos disso, pois nas nossas cidades não há este cenário. Enfim, faz parte e precisamos superar isso”, diz Duda.
Duda diz que a ficha está caindo ao poucos e elas sabem que a emoção será maior quando pisarem no Circuito Brasileiro. “É uma oportunidade enorme em uma competição que muitas mulheres almejam. Nós estamos aqui com 17 e 15 anos conseguimos, não ganhamos nada, mas isso nos fortalece para seguir em frente. Sabemos das dificuldades que temos, principalmente na busca de patrocinadores para seguirmos em frente representando nossa escola, cidade e familiares, mas estar aqui é prova que estamos no caminho certo”.
O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 20/21 tem nove etapas Open previstas. Cinco foram realizadas no segundo semestre de 2020, a sexta será em janeiro, e as outras três estão previstas para serem disputadas até abril de 2021.