A Prefeitura de São Leopoldo está com toda a estrutura de Saúde articulada para garantir a imunização dos grupos prioritários, conforme a disponibilização de doses das vacinas Coronavac do Instituto Butantan. Em São Leopoldo a vacinação será iniciada pelos profissionais do Hospital Centenário, que estão da linha de frente do enfrentamento ao coronavírus.
Toda a rede frio da Secretaria de Saúde foi preparada para atender a demanda, como relata a diretora de Imunizações da Secretária Municipal de Saúde (Semsad), Karen Carvalho. “Temos todo um trabalho de organização, estamos em contato permanente com a Secretaria Estadual de Saúde, e assim que tivermos as doses iremos iniciar a aplicação de acordo com os critérios definidos”. Karen também ressalta que São Leopoldo possui um sistema de refrigeração já preparado e que adquiriu mais 30 caixas térmicas com termômetro para garantir a logística ao longo da campanha de imunização.
O prefeito Vanazzi afirmou que a é preciso ter ainda muita cautela e manter todos os cuidados. “Não adianta ir nos postos de saúde em busca da vacina por enquanto, esses primeiros lotes serão para garantir a imunização dos grupos de trabalhadores de saúde, idosos e indígenas, conforme o protocolo do Ministério da Saúde”, explica o prefeito.
Capacidade de armazenamento de 200 mil doses
Caderneta de vacinação da campanha covid-19, seringas, caixas térmicas, equipes treinadas de vacinação, motoristas e veículos aguardam a chegada do primeiro lote de imunizações. “Já informamos ao Estado a nossa lista de quantidades dos grupos prioritários, de acordo com o Ministério da Saúde, organizamos toda a estrutura com a nossa equipe, reforçamos os equipamentos e temos capacidade de armazenamento de mais de 200 mil doses, além de todo nosso cuidado também com a segurança e aplicação eficiente da vacina,” afirmou o titular da Semsad, Marcel Frison.