Criminosos usam vendas de vacina falsa contra o covid-19 para roubar dados bancários

16 de janeiro de 2021 - 14:56
Por Isabella Belli

Mesmo tendo que encarar centenas de mortes por covid-19 todos os dias enquanto a imunização não é liberada no Brasil, criminosos se aproveitam desse triste cenário e comercializam em sites doses falsificadas de uma vacina que, na prática, ainda nem existe. O alerta foi feito pelo Procon de São Paulo para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que é ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, Juliana Domingues, alerta sobre a aquisição de vacinas falsas. Segundo ela, além do perigo para a saúde, este comércio pode ser apenas uma forma dos criminosos terem acesso a informações pessoais importantes, como por exemplo, os dados bancários. “A comercialização de vacinas falsificadas expõe o enorme risco a saúde e a segurança do consumidor, pois são produtos fraudulentos e sem qualquer eficácia comprovada. As autoridades sanitárias ainda não liberaram a comercialização de vacinas no Brasil, o que demonstra que sites que oferecem o produto podem estar tentando captar dados pessoais e bancários dos consumidores.”

Por conta disso, uma ação conjunta de fiscalização e repressão deve iniciar em breve pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria, Procons de todo o país, Polícia e Receita Federal, além de ter também o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Avaliamos a urgência do tema e acionamos a Anvisa e as outras pastas do poder público para estabelecer estratégia conjunta para garantia a saúde e a segurança dos consumidores brasileiros”, ressaltou o secretário executivo do Comitê Nacional de Combate à Pirataria, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor, Guilherme Vargas.

Denúncias podem ser feitas diretamente no Procon da sua cidade. Em São Leopoldo, basta ligar para o número2200-0355.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo