Prefeita de Taquara dispensa carro oficial e motorista para incentivar economia de recursos

14 de janeiro de 2021 - 11:43

Nada de carro oficial ou motorista exclusivo para a levar aos compromissos de agenda na zona urbana de Taquara e Vale do Paranhana. Desde o dia 1º de janeiro, a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, dispensou este benefício e tem usado o próprio automóvel – um prisma quatro portas branco ano 2013 – para se deslocar a trabalho na maioria dos compromissos, arcando com os custos da gasolina. A medida tem chamado a atenção dos moradores do município justamente porque é Sirlei quem conduz o veículo.

Apesar de uma atitude simples, a prefeita explica que o objetivo é sensibilizar todos os servidores da administração municipal na economia dos recursos públicos, desde os centavos até as cifras maiores. As exceções serão as atividades no interior taquarense, pela extensão do território, e em Porto Alegre e Vale do Sinos, pois o tempo de deslocamento poderá ser usado para trabalho.

Na primeira semana de governo, Sirlei foi surpreendida com a retenção integral de R$ 995 mil do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – uma das principais receitas da Prefeitura – para pagar a dívida patronal de R$ 1.088.000,00 do município desde maio de 2020 com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também ficou de herança outra despesa de mais de R$ 7,4 milhões em serviços e contratos liquidados no ano passado, mas que não foram pagos aos credores. Tudo isso fez com que a prefeita apertasse o cinto das contas municipais, a fim de garantir a manutenção dos serviços à comunidade e saúde financeira da administração.

Do volante do automóvel, Sirlei cumprimenta os moradores, que a observam com curiosidade. “Precisamos dar o exemplo, economizar o dinheiro público para investir no que é necessário, como saúde e educação”, destacou. “Convido a todos os que trabalham para a Prefeitura de Taquara, sejam concursados, cargos em comissão ou contratados, a se unirem a este propósito e a fiscalizarem o Executivo, denunciando irregularidades e propondo sugestões para tornar a máquina mais enxuta”, comentou, lembrando que o número de secretarias diminuiu de 13 para sete com a fusão de pastas e extinção de vagas.

 

Plano Aluguel Zero

Entre as medidas que já estão em execução está o Plano Aluguel Zero. Desde o dia 2 de janeiro, um sábado, servidores e voluntários trabalham na mudança de endereço da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito e do Centro Covid. Ambos os serviços ocupavam imóveis alugados. Nas Obras, será possível economizar R$ 9.881,24 ao mês. “Estamos buscando parcerias que nos permitam tirar todos os órgãos da Prefeitura do aluguel. Precisamos direcionar o dinheiro do contribuinte em ações que o beneficiem, usando cada centavo de forma racional e respeitosa”, reforçou Sirlei, primeira prefeita eleita do município e vereadora por dois mandatos consecutivos antes de chegar ao Executivo.

 

Auditoria interna para rever contratos

Outra medida que está sendo realizada desde a primeira semana de gestão é uma auditoria interna estrutural de todos os contratos encerrados e em andamento, para rever valores e eliminar serviços não essenciais, em um pente-fino que se estende ao funcionalismo. “Só tem uma maneira de melhorar o nosso fluxo de caixa, que é através da economia de recursos e um plano estratégico que está sendo estudado para ser colocado em prática em breve e melhorar as receitas do município. Vamos focar bastante na transparência para demonstrar para a população as dificuldades que vivemos, pois são problemas que não são nossos ou dos outros e sim da comunidade de Taquara”, destacou o secretário de Administração, Orçamento e Desenvolvimento Econômico, Jefferson Allan Müller.

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