O retorno às aulas na rede municipal de ensino em São Leopoldo já tem data marcada, 1º de março e começará de forma virtual para todos. Para sustentar as aulas online, porém, a Prefeitura assumiu o compromisso de pagar pela internet dos alunos e professores, segundo o Secretário Municipal de Educação, Ricardo Luz, que esteve no Berlinda News Entrevista nesta terça-feira, 12. “Nós não podemos iniciar sem o tráfego patrocinado. Dentro da Plataforma Google Class ou Google Sala de Aula terá disponível um link no qual o professor e a crianças vão decidir a operadora que vão usar e isso será pago pela Prefeitura, para eles não precisarem usar a internet pessoal”, explicou.
Apesar do retorno ainda em EAD (Educação a Distância), o Secretário ressaltou que existem dois planejamentos que estão sendo tratados. O primeiro seria um retorno hibrido, ou seja, iniciando as aulas de forma virtual e retornando gradualmente ao estudo presencial. E o segundo seria manter as aulas online de forma permanente. “Temos mais de um planejamento porque estamos em janeiro e sabemos que em todos os setores em todo o mundo existem muitas incertezas. E vamos optar por aquele planejamento que atender melhor. Se começarmos com o sistema híbrido, todas vão iniciar as aulas de forma virtual e isso vale para todas as séries. O retorno presencial será escalonado, para as escolas irem se adaptando e avaliarem também a reação das crianças. É preciso ser feito com calma.”
São Leopoldo sendo São Leopoldo. Vários municipios já retornaram hibrido desde o ano passado e este nada ainda. Lamentável! Muito mais comodo ficar somente no on line
Parabéns para São Leopoldo, pois as cidades vizinhas irão permanecer no ensino remoto, porém nenhum prefeito falou em oferecer internet aos alunos e professores.