O vereador mais votado de São Leopoldo, Alessandro Camilo (PSB), o Lemos, foi o principal personagem na cerimônia on-line, não pela presidência do ato como é determinada pela lei. Foi o personagem pela desenvoltura na condução dos trabalhos e pela autenticidade, inclusive usando boné. O amigo do povo como é conhecido, e como se definiu no início dos trabalhos, saudou a cada um dos colegas, a quem chamou de amigos destacando o respectivo trabalho nas comunidades. Sua maior saudação foi para o prefeito Vanazzi, com quem disse se identificar, pois ambos trabalham pelos mais humildes. Quem conhece e convive com o hoje vereador e amanhã secretário de Esportes, Lemos, sabe que ele não é adepto em falar em público.
Descontração
Ao chamar os dois primeiros vereadores para o juramento – Brasil Oliveira e Ana Affonso – o presidente Lemos agradeceu a dupla com a expressão “boa”, que provocou risos da vereadora petista. Aos demais vereadores, Lemos agradeceu com o tradicional “obrigado”.
Presidente Ana Affonso
Como estava previsto, a chapa Ana Affonso (PT)/Tarzan Corrêa (Republicanos)/Iara Cardoso (PDT), recebeu a maioria dos votos para presidir a Casa no primeiro ano da legislatura que se iniciou hoje. A chapa Gabriel Dias (Cidadania)/Jeferson Falcão (MDB)/Hitler Pedersetti (DEM) ficou com quatro votos da oposição, do vereador Brasil Oliveira (PSD).
Redução do IPTU
O reajuste de 20,92% no IPTU de São Leopoldo para 2021 já chegou à tribuna da Câmara de Vereadores. Em seu pronunciamento, o vereador Gabriel Dias (Cidadania) fez um apelo ao prefeito reeleito Ary Vanazzi (PT): “Reduza o reajuste do IPTU prefeito Vanazzi”, pediu Dias. Vanazzi reagiu com um sorriso. Lembrando que o assunto já está ajuizado por entidades e por contribuintes.
Dois looks
E o estreante Hitler Pedersetti (DEM) começou a sessão vestindo camisa branca e gravata borboleta preta, encerrando com camiseta verde/amarela usada pelo seu partido na campanha.