SC libera praias com uso obrigatório de máscara, mas eventos ou reuniões de pessoas que não vivem juntas estão proibidos

24 de dezembro de 2020 - 10:39

Os gaúchos que forem para as praias de Santa Catarina precisam ficar atentos a algumas medidas adotadas pelo governo catarinense. Oficialmente as prais estão liberadas para a temporada de verão. Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado durante a noite desta quarta-feira (23) regulamenta a permanência de banhistas na faixa de areia a partir desta mesma data. As medidas também valem para as áreas com rios, lagos e lagoas. 

O documento manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, com exceção de quando as pessoas estiverem na água, e determinou distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os grupos familiares nas faixas de areia. Eventos, encontros ou reuniões de pessoas que não vivem juntos estão proibidos.

Ocupação de praias será sinalizado por bandeiras

A lotação das praias deve ser sinalizada aos banhistas através de bandeiras de diferentes cores para evitar a aglomeração de pessoas. 

As bandeiras devem ter as cores verde, amarelo e vermelho, que acusam se ainda há espaços na faixa de areia, com base no distanciamento mínimo determinado pelo Estado, ou se já está lotada. Cabe ao banhista respeitar a determinação. 

O que cada cor significa

Verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço da praia.

Amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços.

Vermelho: ocupação plena, quando não for possível o cumprimento de distanciamento mínimo de 2 metros entre os guarda-sóis de pessoas ou grupos distintos.

A fiscalização ficará sob responsabilidade das vigilâncias sanitárias municipais, compartilhada com Vigilância Sanitária Regional, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e demais órgãos fiscalizadores. O descumprimento das normas configura infração sanitária.

Aluguel de cadeiras e guarda-sóis

Mesas, cadeiras, guarda-sóis e outros objetos para aluguel nas praias, rios, lagos e lagoas devem ser desinfetados com álcool 70% ou outra substância de efeito similar entre o uso de um cliente e outro.

Fonte: NSC Total

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo