A Prefeitura de São Leopoldo realizou uma vistoria nos diques que compõem o sistema de proteção contra as cheias do Rio dos Sinos na manhã desta terça-feira (15).
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Darci Zanini, o Grupo de Trabalho de Fiscalização dos diques vai intensificar as vistorias no período de janeiro. Hoje a área foi sobrevoada por um drone, que auxiliará no levantamento aéreo da situação da extensão dos diques. “O levantamento situacional implicará na notificação de todos os infratores. Os ocupantes das áreas dos diques terão prazo para desocupar a área”, destacou.
Além do secretário, participaram da ação, agentes ambientais da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), João Chaves e Anderson Ricardo, e o diretor de Contenção de Cheias do Rio dos Sinos da Secretaria Geral de Governo (SGG), o geólogo Antônio Geske.
O secretário destaca a importância dos diques. “A fiscalização é uma ação da Prefeitura que deve ser feita de forma permanente, pois os diques são vitais para proteger a cidade contra as enchentes e são áreas de relevante interesse ambiental, sobretudo para a proteção dos banhados”, ressalta. Zanini também afirma que a fiscalização dos diques tende a ser uma das principais ações integradas da Prefeitura.
O sistema de contenção de cheias é constituído por 21 km de extensão dos diques, 16km de valas de macrodrenagem, cinco casas de bombas, 2,4 km de muros de concreto e comportas nos muros.