Whatsapp bane mais de mil contas após denúncias de propaganda política irregular

19 de novembro de 2020 - 16:37

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou neste nesta quinta-feira, 19, que baniu, junto com a empresa Whatsapp, mais de mil contas na plataforma após denúncias por suspeita de disparos de mensagens em massa durante o primeiro turno das eleições.

De acordo com informações divulgadas pelo TSE, de 27 de Setembro a 15 de Novembro, foram feitas 4.630 denúncias relacionadas às campanhas eleitorais. Após fazer a primeira verificação, o WhatsApp identificou números duplicados e inválidos, ou seja, sem uma conta válida na plataforma de mensagens. Das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas por violação dos Termos de Serviço do aplicativo, número que corresponde a mais de 31% das contas válidas enviadas pelo TSE. Dentre as contas banidas, mais de 63% já tinham sido bloqueadas de forma proativa e automática pelo sistema de integridade do WhatsApp, antes mesmo de serem reportadas.

A secretária-geral da Presidência do TSE, Aline Osorio, que coordena o Programa de Combate à Desinformação, lembra que os responsáveis pelos disparos de mensagens podem ser punidos. “O disparo em massa de mensagens é uma prática proibida, passível de punição nas eleições. Os eleitores devem estar atentos e denunciar atividades suspeitas que desequilibrem o processo eleitoral.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo