Na manhã desta terça-feira, 17, o Prefeito reeleito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT) esteve no programa Berlinda News Entrevista para falar sobre como será o governo nos próximos quatro anos a partir de Janeiro de 2021 quando assumirá junto com o vice-prefeito eleito, Ary Moura. De acordo com ele, enquanto o resultado da votação não foi divulgado, ninguém discutiu sobre transição e composição de governo. “Agora é que vamos chamar os partidos, vamos abrir um processo de negociação para começar essa composição. Vamos levar em conta a força política de cada partido e o segundo critério tem que ser a capacidade de gestão. Não é porque faz parte de um partido que significa que tem condições. E tem que ser uma gestão de qualidade, capaz. Não se faz mais gestão pública apenas com boa vontade. Precisamos dar essa qualidade, porque a cidade e a população precisam e a crise nos empurra para isso. “, afirmou ele que também disse que vai ligar aos 13 eleitos como vereadores para parabenizar.
Abaixo, você tem um resumo em tópicos da conversa do Prefeito Vanazzi com os jornalistas Sonia Bettinelli e Juliano Palinha. O bate-papo completo você encontra na nossa página no Facebook.
“Na saúde, eu vou conversar com o Ary Moura e vamos assumir o compromisso de indicar as pessoas que vão cuidar na ponta a saúde. Porque eu nunca vi a gente ter um serviço tão importante na cidade, tão espalhado, com várias áreas e especialidades, e não funcionar a saúde na ponta, nos postos de saúde. Isso eu vou assumir a responsabilidade para fazer um atendimento sério. Chega das pessoas pagarem uma conta por falta de diálogo e por falta de capacidade. Porque eu já estou cansado do povo sofrer. Não é por falta de serviço, porque o serviço tem. As pessoas não são capazes de dar uma informação correta. De dizer, olha não tem o atendimento aqui, mas o senhor encontra o atendimento em outro posto. Além disso, já vamos iniciar em Dezembro o novo posto de saúde na Cohab Duque.”
“Nós temos um comitê que desde Junho nós discutimos o que vai ser feito, mas evidente que usariam isso para atacar na campanha. Decretaram a bandeira vermelha, nós entramos com recurso e não foi aceiro. mas nós estamos assim, mas não é por causa de São Leopoldo. Dos nossos leitos de UTI ocupados, apenas três pacientes são de São Leopoldo. Os outros são de fora. E eu tenho muita segurança em dizer que não vamos fechar nada, porque nós não desmontamos a estrutura de saúde. Vai continuar a mesma estrutura, os mesmos leitos de UTI, a mesma divisão no hospital, a UPA continua funcionando, a testagem continua em alta e os recuperados continuam em alta. Nós temos segurança absoluta do que estamos fazendo. Não liberamos todos os setores ainda. As igreja continuam funcionando em 50%, os campos de futebol têm uma margem de segurança, o ginásio também. Os bailões continuam não funcionando. Agora, os outros municípios fazem isso? Não. Não fiscalizam. Isso é crime. O governo do Estado é profundamente irresponsável. Lembrem do feriadão. As praias eram um horror. O Governo do Estado não fiscalizou. Além disso, o Governo do Estado permitiu que a iniciativa privada desativasse leitos na região. É essa a minha indignação.”
“Eu fui o único Prefeito que fez uma carta e enviou ao Governo do Estado e ao Instituto Butantan solicitando vacina. Porque tem que vacinar e tem que proteger a população para que possamos retornar à normalidade.”
“Vamos lançar semana que vem um comitê para estudar a volta às aulas em 2021. Vamos reunir as escolas privadas, conselhos, sindicados, a comunidade escolar, para conversar.”
“Hoje tem uma estrutura extraordinária. Nós saímos de 48 câmera de vigilância para 120. No ponto de vista equipamento ela está muito bem preparada. Vamos fazer um prédio ao lado da rodoviária de 4, 5 andares para centralizar a segurança. Hoje a nossa Guarda anda armada. Eu tenho um cocnurso em andamento para chamar funcionários públicos para essa nova etapa do governo, para poder qualificar. Vamos chamar mais guarda municipais, também.”
“Formamos em 2019 um comitê, agora vamos institucionalizar esse comitê e por ali vai passar toda a estratégia de que cidade queremos para 2024 para começar a funcionar a partir de janeiro.”
“No governo anterior quase não tivemos nenhuma ação. A minha ideia é criar uma fundação para agregar todos os os esportes e também as áreas públicas que não são utilizadas para ser administradas pela fundação, porque assim vai ter capital, pode buscar financiamento e patrocínio para poder voltar a ter eventos nacionais e internacionais. Vai desde o skate, do basquete, da canoagem, do futebol feminino, centralizar tudo isso para valorizar.”
“A pobreza aumentou muito nas cidades brasileiras. Agora com o fim do auxílio emergencial, a tragédia cresce. E isso não é um problema do município, é um problema do Governo Federal. Eu tenho 12 mil famílias aqui que estão no cadastro único. Dessas, 6 mil recebem o auxílio emergencial. E as outras? Então tem se agravado a miséria e o governo federal nada faz. Então nós vamos criar a nossa estratégia aqui.”
“Outro tema que me preocupa muito são os moradores de rua. Nós temos aqui 48 que moram na cidade, 35 não são da cidade. Porque nós somos os únicos da região metropolitana que mantêm um espaço de convivência de moradia por 6 meses, de alimentação e acompanhamento. Todos os outros municípios fecharam e nós não. Agora, é um problema estrutural e teremos que resolver junto com a assistência social.”
“Tem uma lei aprovada há 4 anos que deve ser aplicada. Agora como vou aplicar uma lei se não tenho alternativa pra esse povo? Porque esse pessoal que trabalha com coleta não é uma cesta básica ou um salário mínimo que vai resolver o problema, porque eles ganham mais do que isso. Então como você vai qualificar para tirar esse cavalo de circulação? E isso deve ser discutido com eles, porque não é simplesmente tirar o cavalo.”
Como assim o governo federal nao fez nada, Sr. Prefeito auxilio emergencial que o governo federal pagou e ainda esta pagando, o dinheiro para a covid 19 que veio para os municipios, o que a prefeitura fez? Gastou quanto nas praças mas ajudou alguma familia?
Sem ipocresia faz favor.