Faltam seis dias para as eleições e este ano o processo de votação será diferente por conta da pandemia. Por isso, é necessário que o eleitor esteja atento às regras para garantir a segurança sanitária de todos. Para falar sobre como será a votação no próximo domingo, dia 15, o chefe do Cartório Eleitoral da zona 73ª, de São Leopoldo, Antenor Elias, participou do Berlinda News Entrevista por telefone. Segundo ele, quem estiver sem máscara, não poderá entrar na escola e é recomendável levar sua própria caneta para evitar qualquer tipo de contato que não seja com a urna. Veja abaixo, essas e outras regras que serão aplicadas no dia da votação.
1. Justificativa: quem precisar justificar o voto, a Justiça Eleitoral recomenda que o faça pelo aplicativo e-Título. É fácil de baixar, e gratuito e pode ser usado em sistemas Android ou IOS. Assim, evita aglomeração desnecessária nos locais de votação.
“Uma das principais mudanças em relação aos pleitos anteriores é em relação a justificativa eleitoral. A justificativa não é para ser feita no local de votação. Não se dirijam ao local de votação. Quanto menos pessoas tivermos nos locais de votação, melhor, para criar menos fila”, ressaltou Antenor.
2. Uso da máscara: Ninguém poderá acessar o local de votação sem máscara.
3. Horário Preferencial: das 7h às 10h será dedicado preferencialmente para pessoas acima de 60 anos. Ou seja, pessoas abaixo dessa idade só vão entrar na escola nessas primeiras três horas, se não houver ninguém a partir dos 60 anos na fila.
“Quem estiver fora desse grupo de idade e for votar neste horário, só poderá entrar na escola se não tiver ninguém com mais de 60 anos na fila”, alertou Antenor.
4. Caneta: por medida de segurança, a justiça eleitoral recomenda que cada eleitor leve sua própria caneta, que deve ser azul ou preta, para não ter contato com nada e assim, reduzir a possibilidade de contágio.
“Haverá álcool gel na entrada e saída dos locais de votação, mas quanto mais pudermos colaborar, melhor.”