Outubro Rosa vai chegando ao fim, mas a luta contra o câncer de mama continua

27 de outubro de 2020 - 11:58
Por Isabella Belli

Uma das principais lideranças no trabalho de prevenção do câncer de mama em São Leopoldo e vice-presidente da Associação Força Rosa, Maria Inês Becker, esteve na manhã desta terça-feira, 27, no Berlinda News Entrevista fazendo um balanço do Outubro Rosa em tempos de pandemia do covid-19.

Foto: Juliano Palinha

Segundo ela, apesar de ter mudado muita coisa e de ter alterado toda a agenda da Associação, a pandemia ajudou de alguma forma, pois deixou as pessoas mais solidárias. “Para a abertura do Outubro Rosa, fizemos um chá drive thru no qual vendemos mil cartões. Talvez se não fosse a pandemia, não conseguiríamos tanto, porque as pessoas estão mais solidárias e essa arrecadação de recursos foi importante para aplicarmos na construção da Casa Rosa. Foi um evento fantástico, as meninas foram em uma carreata e esse encontro foi muito significativo para elas”, contou Maria Inês que falou também sobre a influência da pandemia sobre as integrantes do grupo. “A chegada do coronavírus mexeu com muita coisa, na verdade. No início do ano já tínhamos toda a programação do Outubro Rosa organizada e tivemos que modificar tudo. Além disso, por terem ficado em casa, impedidas de saírem para se protegerem do vírus, algumas meninas precisaram de ajuda psicológica, pois ficaram abaladas emocionalmente, então também tivemos este trabalho com a psicóloga para atender a todas.”

Flores para lembrar

A força, porém, não está somente no nome da Associação e todas já estão dando a volta por cima e retornando aos poucos ao ritmo normal. Tanto que, na semana passada, as integrantes se reuniram próximo ao prédio onde será a Casa Rosa em um evento simples, mas muito importante, que foi o plantio de flores em memória daquelas que se foram por conta do câncer de mama. “Adotamos a praça ao lado da casa, pintamos de rosa pneus e fizemos deles floreiras espalhadas pela praça. Foram dez floreiras, cada uma representando uma das meninas que já não está mais conosco. Depois fizemos um lanche e conversamos, tudo com muito cuidado. Todas estavam com máscaras e preservando o distanciamento, mas este encontro foi importante para mostrar a elas que nada mudou.”

Casa Rosa

Foto: Associação Força Rosa/Facebook

A casa, que fica na Rua Frei Caneca, no bairro Pinheiro, deveria ter sido inaugurada este mês, mas foi mais uma programação que precisou ser adiada. De acordo com Maria Inês, os recursos captados no Chá e na Feijoada Rosa, foram usados para levantar o telhado. Agora, faltam as aberturas e a pintura. “Conversaremos com o engenheiro responsável pela obra para sabermos qual a nova previsão de abertura da casa. Algumas coisa já ganhamos, como a parte elétrica e o forro. A minha vontade era de em Março já termos todas lá dentro, mas isso não depende de mim”, explicou ela que lembrou que no momento em que receberam o prédio, o telhado estava caído e só haviam as paredes e parte do piso.

Encerramento do Outubro Rosa

O mês de Outubro está chegando ao fim e junto vai terminando também mais um Outubro Rosa. A luta, porém, para conscientizar as mulheres sobre a importância de um diagnóstico precoce continua. Apesar disso, o Força Rosa pretende fazer na manhã deste sábado, dia 31, uma atividade simbólica para marcar o fim do mês. Segundo a vice-presidente da Associação, será feito um ato em frente a Oncologia, com as meninas cantando enquanto balões com recados dentro serão soltos. “Foi um Outubro Rosa diferente, mas ainda sim, foi fantástico.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo