Os trabalhadores de São Leopoldo que atuam como taxistas, motoboys, entregadores e motoristas de aplicativo têm até a meia-noite desta terça-feira (27), para realizar o seu cadastro através do formulário eletrônico para a realização do teste rápido da Covid-19. A iniciativa de prevenção à pandemia do novo coronavírus, proposta pela Prefeitura e aberta no último dia 14 de outubro, já recebeu mais de 230 interessados e está realizando 20 testes diários.
As inscrições podem ser realizadas, pelos próprios profissionais, por meio do formulário eletrônico disponível na página www.saoleopoldo.rs.gov.br/cadastrotestagem. Após a verificação do cadastro, a Secretaria da Saúde entra em contato e agenda o horário da realização do teste junto ao Centro de Testagem Municipal (CTM), no Ginásio Municipal Celso Morbach.
Conforme o secretário de Saúde Ricardo Charão, a medida faz parte da estratégia de acompanhamento dos grupos mais vulneráveis e expostos. “Estamos realizando essa testagem de forma aberta a todos os inscritos, como parte do trabalho de prevenção e análise do avanço da Covid-19. Temos uma queda gradual no número de casos, e isso é resultado do trabalho de conscientização e prevenção pela garantia da vida.
“Nessa etapa, que encerra a inscrição na terça, chamamos esse grupo de trabalhadores mais vulneráveis e expostos para esse diagnóstico e vamos seguir com base na orientação da pesquisa da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), também dialogando com outros setores para a realização da testagem” explicou Charão.
As áreas profissionais foram escolhidas por conta da grande exposição causada pelo tipo de trabalho, com contato direto com o público. São Leopoldo, até a última sexta-feira, já havia realizado 24.403 testes de covid-19, mais de 10% da população do município.