Morador do bairro Scharlau, o motorista de aplicativo Luis Fernando da Silva acorda no clarear do dia para transportar pessoas dentro de São Leopoldo e, seguidamente, a cidades vizinhas, incluindo Porto Alegre. “Esse horário é bom, pego distâncias mais longas, rende mais”, assegurou.
Pensando no Luís e nos seus colegas, que trabalham diariamente com circulação de pessoas e entregas, a Secretaria da Saúde abriu um cadastro específico para testagens do novo coronavírus em taxistas, motoristas de aplicativo, motoboys e entregadores. Em uma semana, foram registrados 200 inscritos.
As verificações começaram hoje no Centro de Testagem Municipal (CTM), no Ginásio Celso Morbach, com 20 agendamentos por dia, sem interferir no fluxo normal já existente. “É uma forma de pensar em mim e nos outros, de prevenir a doença e a transmissão”, destacou Luís.
O secretário Ricardo Charão reforça que, apesar da queda no número de casos, a Prefeitura seguirá monitorando a população. “Passamos agora a direcionar a testagem. Começamos pelo grupo do transporte, que envolve categorias mais expostas ao contato. O setor da gastronomia, por meio das entidades, demonstrou interesse e também estão sendo agendados horários”, acrescentou.
Os interessados da área do transporte ainda podem sem inscrever no site da prefeitura: www.saoleopoldo.rs.gov.br/cadastrotestagem