A partir de amanhã, 10, o futebol de campo está liberado em São Leopoldo desde que os times cumpram protocolo sanitário, com uma hora de intervalo entre as partidas, só 60% dos reservas; 50% dos funcionários com uso de EPIs, aferição da temperatura corporal das pessoas ao acessarem o estabelecimento e sem uso de churrasqueira, de bebedouros e de mesas em áreas de copa. É que estabelece o decreto que vigora a partir de amanhã, mas que mantém o estado de calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus.
Também está autorizado nos ginásios, campos de futebol e quadras esportivas a utilização dos vestiários, com lotação de uma pessoa por vez a dez metros quadrados, com limite máximo de 5 pessoas. Onde o vestiário for inferior a dez metros quadrados a utilização fica restrita a uma pessoa por vez. Não será permitido banho. Essa regra é semelhante ao que se aplica aos vestiários em academias de ginástica. A liberação do futebol de campo foi motivo de reunião entre prefeito e representantes dos times.
Horário dos bares, restaurantes e lancherias
O limite de horário para o funcionamento de bares, restaurantes a la carte, prato feito, buffet sem autosserviço, buffet com autosserviço, lanchonetes, lancherias, padarias e cafés será estendido para as 23h. O comércio de refeições nas modalidades telentrega, pegue e leve ou drive-thru não tem limite de horário. Estabelecimento com o Selo Estabelecimento Seguro, podem abrir por uma hora a mais que o limite do decreto.
Brinquedotecas, espaços kids, playgrounds
Está autorizado o funcionamento de brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos. Em todos os estabelecimentos que estiverem autorizados, o uso de brinquedos por crianças nos espaços deve obedecer ao limite de uma criança a cada dez metros quadrados por vez da área reservada, devendo obrigatoriamente haver monitoria e higienização constante dos brinquedos. Segue vedado o uso de piscina de bolinhas e similares.
Comércio atacadista
Os estabelecimentos do comércio atacadista podem funcionar, das 8h às 19h, com, no máximo, cinquenta por cento dos trabalhadores. O decreto incluiu o limite de lotação de 30% do PPCI e acabou com o limite de apenas um cliente por atendente de forma simultânea.
Parque Imperatriz e Largo Rui Porto
O Parque Municipal Imperatriz Leopoldina e o Largo Rui Porto permanecerão fechados aos finais de semana. Antes, o fechamento era em todos os dias da semana.
Dúvidas com relação aos decretos de calamidade pública. Whatsapp da Força-Tarefa de Fiscalização.(51) 99312.7585.De segunda a sexta, das 9h às 20h | Sábado, das 9h às 15h