O Berlinda News Entrevista conversou na manhã desta segunda-feira, 28, com o chefe de cartório da zona eleitoral 51, José Vitor Blanco que explicou como serão as eleições este ano em tempos de pandemia de covid-19. Segundo ele, São Leopoldo tem atualmente 164.220 eleitores, 49 escolas eleitorais e 403 seções. Abaixo seguem os tópicos da entrevista feita pelos jornalistas Sonia Bettinelli e Juliano Palinha.
Candidatos na Justiça Eleitoral
“Todos os partidos tiveram até o dia 26 para registarem as candidaturas. Ainda existem as vagas remanescentes e então essas podem ser preenchidas por agora e podem ocorrer também as substituições. As vagas remanescentes são aquelas que não foram usadas pelos partidos, já que cada um pode ter até no máximo 20 nomes para concorrer para vereador. E as substituições podem ser feitas até 20 dias antes da votação e só são aceitas no caso de renúncia ou algum outro problema mais sério. Esse prazo não se aplica em caso de falecimento de candidato.”
Impugnações
“Até dia 25 de Outubro a Justiça Eleitoral já terá julgado todas as candidaturas. As impugnações podem ser feitas de um candidato para outro ou pelo Ministério Público. A Justiça Eleitoral só pode ser provocada, mas se houver algum problema a justiça pode sim, indeferir a candidatura, mas obviamente a pessoa tem direito a defesa. Ou seja, todos serão julgados até 25 de outubro pela Justiça Eleitoral em 1º grau, em São Leopoldo. Se o candidato precisar recorrer será em Porto Alegre, em 2º grau, mas enquanto isso eles podem seguir com a candidatura. Por enquanto estamos recebendo aos poucos as impugnações, mas estamos esperamos receber mais algumas por esta semana, principalmente em relação a filiação partidária irregular.”
Pandemia
“Será uma eleição diferente, principalmente no dia da votação. Todos sabem que devem ir de máscara, mas já estamos esperamos que algumas pessoas cheguem para votar sem máscara e elas não vão poder nem entrar na escola e isso é algo diferente dos outros pleitos. Não vamos disponibilizar máscaras para os eleitores, vamos distribuir os kits apenas para os cerca de 2 mil mesários de SL. Para a votação estamos estudando deixar uma fila fora da escola e deixar entrar 20 pessoas por vez.”
Mesários x Pandemia
“Mesário em grupo de risco comprovado já foi substituído, mas alguns que seriam dispensados optaram igual por trabalhar. Esses tiveram que assinar uma autorização.”
Votantes em grupo de risco
“A votação começa as 7h e as primeiras 2 horas serão destinadas a eleitores dos grupos de risco. Quem não for desse grupo, aconselhamos ir a partir das 9h da manhã para que não haja fila por conta da pandemia. Quem igual for, poderá votar sem problemas, mas terá que esperar um pouco mais já que daremos prioridade a esse grupo.”
Menos urnas
“Tivemos uma redução de urnas em todo o Brasil, pois houve um atraso na abertura da licitação para a compra de novos aparelhos por parte do Tribunal Superior Eleitoral que por isso, não conseguiu adquirir novas urnas. Então, por conta disso, pode acontecer da urna do eleitor mudar de seção. Sendo assim, aconselhamos a todos a ligarem para o 148 para confirmar a seção antes de ir votar.”
Justificativa
“Também por conta da pandemia, não estamos aconselhando que os eleitores procurem locais no dia da votação para justificarem. Temos um aplicativo, o E-Título que pode ser baixado em qualquer smartphone. Com ele, não só é possível fazer a justificativa como também ter acesso ao título de eleitor, já que desde Março não estamos mais imprimindo os títulos.”
Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site que é:
http://www.planosdesaudehdm.com.br
Sds.
Hermes Dagoberto