O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu mais um passo para construção das novas pontes sobre o Rio dos Sinos na BR-116 em São Leopoldo. Durante a semana teve início a bateria de sondagens de solo para conclusão do projeto de engenharia das travessias. As intervenções integram o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia
O projeto deste lote 1 prevê uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, em uma das mais importantes rodovias do Estado. O trecho, localizado entre o km 240 e o km 246, foi escolhido pelo DNIT para ser o primeiro a receber as melhorias por ser o principal gargalo no tráfego da rodovia. Neste segmento, transitam em média 140 mil veículos/dia, ocasionando lentidão e engarrafamentos nos horários de pico do trânsito.
Atualmente, as equipes contratadas para executar os projetos básico e executivo, como também a obra, estão realizando a sondagem do solo. Serão feitos 18 furos de sondagens para confirmar a geotécnica do substrato onde as novas estruturas ficarão apoiadas.
Com os dados, será possível definir o tipo de fundação (estacas ou tubulão) que irá sustentar as novas pontes (km 245), o viaduto da várzea do Rio dos Sinos (km 246) e o viaduto de acesso ao bairro Scharlau (km 240). Este trabalho deve ser concluído em 20 dias. Após implantados (viadutos e pontes), o número de faixas de rodagem neste ponto da rodovia irá dobrar, passando de duas para quatro, em cada sentido.
Para garantir maior fluidez ao tráfego em São Leopoldo, o DNIT também irá implantar em outros pontos da BR-116/RS uma terceira faixa, em ambos os sentidos. Para tal, o canteiro central que existe hoje na rodovia será substituído por muretas de proteção (barreira New Jersey), abrindo espaço para mais uma faixa em cada sentido da rodovia.
Fonte: DNIT