O Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esteve nesta segunda-feira, 21, no estúdio do Berlinda News, e o assunto principal foi a pandemia do covid-19. Saúde, economia, recuperação pós-crise, comércio, reabertura das escolas e casas de festas, e o retorno dos esportes coletivos, foram alguns dos pontos conversados. Abaixo, você poderá conferir alguns tópicos tratados.
Bandeiras Laranja e Vermelha
“Por enquanto estamos na Bandeira Laranja. Se entramos na vermelha será a partir de amanhã. Essa questão da bandeira vermelha é meio surreal, porque o mês de setembro foi o que tivemos menor índice de ocupação dos leitos no Hospital Centenário, mas os hospitais privados estão superlotados. Isso se explica, porque até 6 meses atrás, a população estava restrita, então as pessoas não procuraram os médicos para fazerem suas consultas de costume, não fizeram exames. Depois que flexibilizou um pouco, as pessoas correram para fazer essas consultas, cirurgias e isso levou a superlotação do sistema privado. Mas vamos continuar na nossa estratégia. A Associação dos prefeitos encaminhou um ofício para o Governo do Estado pedindo a reconsideração contra a bandeira vermelha preliminarmente divulgada na sexta-feira.”
Retorno das Aulas – Ensino Público e Privado
“Fizemos um acordo com as escolinhas privadas e dia 5 de outubro retornam as aulas para crianças de 4 e 5 anos e isso está no decreto do Estado, também. Dia 18 voltam as crianças de 2 e 3 anos. E em novembro retornam as escolas infantis. Mas este acordo tem um agravante que é: para funcionar este calendário temos que estar no mínimo a duas semanas em bandeira laranja, ou seja, estamos preocupados com isso.”
“As escolas municipais não voltarão e a ideia é fazer uma suspensão definitiva para este ano. A única preocupação é com os alunos do último ano do Ensino Fundamental, porque em algum momento teremos que colocá-los na escola novamente para fazer este fechamento. Desde Março que estamos discutindo muito sobre o retorno das aulas e a nossa maior preocupação é em cuidar da saúde da população.”
Pandemia em São Leopoldo
“Nos últimos 30 dias já testamos mais de 20 mil pessoas e continuamos com testagem alta e temos mantido o número de 250 ativos e essa média nos dá segurança de fazermos algumas coisas, como por exemplo, flexibilizar as praças. E vemos que as pessoas estão tendo mais cuidado, as crianças usando máscara. Eu tenho andado muito nos bairros também e percebo que o cuidado aumentou, as pessoas estão respeitando o distanciamento, usando máscara e isso dá uma certa tranquilidade para quem é gestor público para saber que medidas vai ter que tomar. Por outro lado, também fizemos um convênio com a Universidade Federal de Pelotas. Eles vão estudar e pesquisar os casos que tivemos em São Leopoldo e esses dados serão usados internacionalmente. Isso é importante para saber ajudar a entender a evolução da doença.”
Casas de Eventos
“Já encaminhamos para a regional a proposta de reabertura e amanhã teremos uma reunião para avaliar. A proposta deles não se difere dos restaurantes e eles têm razão. As pessoas hoje estão fazendo festas de aniversário em casa com aglomeração. As casas de festas têm um espaço maior e realmente os eventos podem ser feitos com mais segurança. Mesas familiares, distanciamento, álcool gel e medição de temperatura. Agora depende da bandeira e da regional, também.”
Crise Econômica
“Nós nunca fechamos as empresas. As que fecharam foi por surto interno. Porque a nossa questão econômica perdeu menos em relação a outras cidades da região. Por causa deste acordo estratégico junto com a saúde, de prevenção, do processo de flexibilização nos deu essa condição de levar a cidade sem uma grande crise econômica. Tivemos cidades, por exemplo, que caíram 16%. Nós caímos 3%, ainda é muito, mas não é tanto.”
Comércio
“Se o aluguel está alto é porque os imóveis estão valorizados porque a demanda no passado foi grande. De fato deve ter uma readequação depois dessa crise, mas muitos setores ainda não se deram conta disso. E o comércio já vinha em crise mesmo antes da pandemia. E no Brasil a crise também se agravou muito porque levou ao desemprego. A classe média perdeu renda, tivemos um aumento de 20% no atendimento da saúde pública por conta de pessoas da classe média que tiveram que cancelar os convênios médicos. O comércio não está vendendo o que vendia, não é porque ficou fechado e sim, porque os consumidores estão segurando o dinheiro com a incerteza se podem gastar ou não.”
Esportes Coletivos
“Assim como os grandes eventos e shows, ainda não tem a menor condição de voltar com os esportes coletivos, os ginásios e em particular, com o futebol. Existe uma aglomeração que no momento não podemos permitir.”
Recursos para o covid-19
“Não veio muito recurso, mas quem quiser verificar, pode acessar o portal da transparência e também um portal da transparência específico para o covid-19 que desenvolvemos e está disponível no site da Prefeitura. Muito ainda não foi gasto, porque não precisamos, mas o dinheiro está lá para usar quando for necessário.Compramos respirador, compramos camas. Aquele recurso dos R$ 30 milhões estamos mantendo a receita e colocamos também para pagar a folha.”
A entrevista completa você pode conferir no vídeo abaixo.
521584 424690Some genuinely good and utilitarian info on this web web site , likewise I believe the style and style contains superb functions. 619663
434014 358473Hello! Ive been following your blog for a whilst now and lastly got the courage to go ahead and give you a shout out from Kingwood Texas! Just wanted to mention maintain up the great work! 115224
368084 386041I truly treasure your piece of work, Great post. CHECK ME OUT BY CLICKING MY NAME!!! 674634