São Leopoldo retornou a bandeira laranja. Os indicadores da região R07 – no qual o município está presente no mapa do modelo do Distanciamento Controlado apresentaram melhoras e a região de Novo Hamburgo voltou a ser classificada como bandeira laranja. Em nova atualização das bandeiras na tarde desta sexta-feira, divulgada no site do Distanciamento, o governo do Estado reduziu as restrições dos municípios da região com base nos 11 indicadores previstos no modelo. Como houve flexibilização, as novas regras passam a valer já a partir deste sábado (11). Uma nova atualização definitiva, após análise dos recursos das prefeituras de todo o Estado, e que entra em vigor na próxima terça-feira (15), será divulgada pelo governo do RS na tarde de segunda (14).
O mapa preliminar traz sete regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para Covid-19). As outras 14 regiões estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).
Além de Porto Alegre, Erechim e Palmeira das Missões – três regiões que já estavam em bandeira vermelha e se mantiveram nesta rodada –, os indicadores apontaram piora em outras quatro regiões. Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul completam as sete regiões classificadas em vermelho neste mapa preliminar.
Em todo o Rio Grande do Sul, houve queda em alguns indicadores, como hospitalizações (-7%) e internados em leitos clínicos (-14%). Ocorreu também estabilização no número de leitos livres.