Código de Defesa do Consumidor faz 30 anos e tenta se adaptar ao crescimento do comércio eletrônico

11 de setembro de 2020 - 08:46

O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), que completa 30 anos hoje (11), é considerado uma legislação abrangente para as relações de consumo, mas, passadas três décadas, houve mudanças substanciais na forma de comprar por meio do comércio eletrônico. Segundo especialistas, uma atualização seria bem-vinda, embora o código tenha seu texto adaptado ou usado, de forma indireta, outras legislações para proteger os direitos dos consumidores.

O código é anterior ao início da popularização da internet no Brasil. Como destaca o coordenador do MBA de Gestão de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ulysses Reis, quando a legislação foi criada, não se tinha como prever que a mudança nos hábitos de consumo seria tão grande.

Reis destaca como o processo de compra se modificou nos últimos anos e que o fenômeno se acelerou com a pandemia de covid-19. Com as medidas de isolamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus, as lojas do comércio de rua e dos shopping centers tiveram que ser fechadas, o que levou muita gente a recorrer ao varejo digital.

“O consumidor antigamente ia à loja pesquisar, tomava a decisão e comprava o produto. Esse novo processo de compra começa na internet onde ele obtém informações sobre produtos e serviços, compara preços, vai às redes sociais ouvir opiniões e reclamações. Depois, ele pode ir a uma loja física para experimentar produtos e serviços e negociar preços e condições com os vendedores com o que ele viu online. O consumidor pode comprar na loja física ou comprar online depois”, disse Reis.

“Esse comportamento, essa jornada do consumidor, era grande entre os mais jovens antes da pandemia. Agora, depois da pandemia, as pessoas de mais idade também adotaram esse comportamento”, avalia o professor

 

Berlinda News Entrevista

Ontem no programa Berlinda News Entevista a diretora do Procon de São Leopoldo destacou a importância do Código para a população e também aponta a necessidade de atualização da legislação, especialmente para ampliar a atuação dos órgãos na defesa dos consumidores. “Estamos sentindo algumas limitações na lei, principalmente neste período de pandemia”, destaca.

Em São Leopoldo, quem quiser denunciar algum estabelecimento ou precisa tirar alguma dúvida com o Procon pode entrar em contato por:

Whatsapp: 9976-81252 (Só para mensagem)
Telefone: 22000355 22000455
E-mail: procon@saoleopoldo.rs.gov.br

 

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