Coronavírus está desacelerando no Estado, aponta pesquisa da Universidade de Pelotas

Publicado em:

A Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) divulgou, nesta quinta-feira, os resultados da oitava – e última – etapa da pesquisa sobre a prevalência do coronavírus em solo gaúcho. Segundo os dados, estima-se que 156.753 pessoas têm o vírus ou já foram infectadas recentemente no Rio Grande do Sul, o que corresponde a um caso de infecção pela Covid-19 para cada 72 habitantes. O resultado é equivalente a 1,4% da população gaúcha. Os dados da pesquisa foram apresentados pelo reitor da UFPel, Pedro Hallal, e pela coordenadora do Comitê de Dados do governo estadual, Leany Lemos.

De acordo com o reitor da UFPel, Pedro Hallal, os dados da fase oito da pesquisa identificou que a velocidade do coronavírus está diminuindo no Estado, após alcançar o pico da aceleração entre maio e julho. “Não é que coronavírus está diminuindo, mas ele está desacelerado. O que é uma ótima noticia”, afirmou. O reitor ainda recomentou a ampliação da testagem PCR e um olhar mais atento à situação “particularmente preocupante” da cidade de Canoas.

A pesquisa de amostragem populacional aplicou 4,5 mil testes rápidos em moradores de nove cidades gaúchas, garantindo a cobertura de 1/3 da população (30%) do RS. Deste volume de testes, foram registrados 62 positivos (1,38%). A maior concentração dos casos positivos está em Canoas, com 19 casos identificados, seguido de Passo Fundo com 10 casos, e Porto Alegre com nove moradores positivados. Os testes foram aplicados entre 4 e 6 de setembro, mas representam uma leitura epidemiológica de 14 dias atrás.

 

Volta às aulas

O reitor da UFPel afirmou que, apesar dos dados da Epicovid-19 apresentarem uma menor velocidade de contaminação em solo gaúcho, não vê o momento atual propício para o retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. Na opinião dele, a retomada deveria ocorrer apenas em 2021. “Acho que não é hora de retomar as atividades escolares. Temos que ter uma queda consistente de óbitos por um período maior”, destacou.

 

 

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereador Anderson Etter (PT) garante R$ 1 milhão em recursos para São Leopoldo

O mandato do vereador Anderson Etter (PT) garantiu R$...

Nesta terça-feira haverá limpeza do reservatório do Morro do Espelho; veja a programação do mês de julho

Durante o mês de julho, o Semae dará continuidade...

Égua é resgatada de valo no bairro Vicentina após ação conjunta

Uma égua foi resgatada na noite de ontem (29),...

PERIGO NA PISTA: Buraco na Avenida Feitoria requer atenção dos motoristas

Os motoristas que circulam na Avenida Feitoria sentido bairro...