Judiciário retorna atendimento presencial em São Leopoldo com horário reduzido

2 de setembro de 2020 - 11:30
Por Isabella Belli

O retorno das atividades e atendimentos no Tribunal de Justiça em São Leopoldo já nesta sexta-feira, 4, foi o assunto do Entrevista News na manhã desta quarta-feira, 2, com a presidente da OAB de São Leopoldo, Léa Presser Potrick.

O horário será reduzido, das 14h às 18h, sendo que das 14h às 15h serão atendidos somente clientes prioritários. Léa, porém, ressalta que só será permitida a entrada de advogados, promotores, peritos e agentes da Polícia Civil. “Pedimos também que os advogados procurem o atendimento presencial somente em casos indispensáveis. Privilegiem processos que têm prazo correndo. Isso ajudará bastante a reduzir o fluxo de pessoas no local. Nós estendemos, porque também somos advogados e passamos pela mesma situação, mas por enquanto é necessário que seja assim. Em São Leopoldo e Portão são 1,5 mil advogados, mas o Tribunal de São Leopoldo recebe profissionais de todo o Estado, na realidade.”

De acordo com a presidente da OAB/SL, 80% dos processos em andamento ainda são físicos e durante esses meses de pandemia somente os considerados urgentes foram movimentados. “Os funcionários trabalharam remotamente, o que nos permitiu atender as urgências, ainda sim, ficou bastante prejudicada a prestação deste serviço que beneficia toda a sociedade”, ressaltou.

 

Era Digital no Judiciário

Outro tema conversado no Berlinda News Entrevista foi a evolução tecnológica dentro do poder judiciário. Segundo a presidente, tanto a OAB Estadual como de São Leopoldo trabalham constantemente para ajudar os advogados a cada vez mais trabalharem de forma digital. “A evolução é constante. Os advogados que não conseguirem se atualizar, estarão fora do mercado de trabalho. E a OAB dá condições para que esses profissionais se atualizem. Oferecemos inúmeros cursos online. Inclusive, a OAB Estadual fez a 9ª Conferência Estadual online durante a pandemia e as palestras foram de uma riqueza enorme e estão todas no Youtube disponíveis para visualização a qualquer momento.”

Além disso, iniciará nos próximos meses a digitalização dos processos físicos no Estado e Porto Alegre e São Leopoldo serão as primeiras cidades a fazerem esta atualização. “O Tribunal vem desde Março trabalhando nisto para finalmente fazer a digitalização dos processos físicos. O Rio Grande do Sul é um dos Estados mais atrasados neste trabalho.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo