Em Novo Hamburgo, na manhã de hoje, o governador Eduardo Leite, deu início aos encontros itinerantes para apresentar a Reforma Tributária para prefeitos, deputados, lideranças regionais e de entidades. Objetivo é buscar apoio dos prefeitos para que intercedam junto aos parlamentares pela aprovação.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), estava presente e após escutar do governador – que sem a Reforma Tributária, o Estado deixará de arrecadar R$ 2,85 bilhões em ICMS, e por consequência os municípios perdem cerca de R$ 850 milhões pelo do prazo de majoração das alíquotas estabelecido em 2018 – Vanazzi entregou um documento pedindo linha de crédito do Banrisul para pequenos e médios empresários que sofreram muitas perdas por conta da pandemia.
Conforme o prefeito Vanazzi, a criação de um microcrédito estadual é fundamental para recuperar a economia na pós-pandemia. “A ideia é por meio do Banrisul, junto com os municípios, criar um fundo e estender a mão para os pequenos, micros e médios, que tenham até 10 funcionários, por exemplo. Queremos e precisamos evitar uma quebradeira geral na economia, praticamente paralisada desde que chegou esta pandemia”, destacou Vanazzi acrescentando que Eduardo Leite recebeu bem a proposta.
Segundo o governador, já existe uma iniciativa em discussão com o Banrisul neste sentido e teria se comprometido a em chamar os municípios para conversar sobre esta questão antes de sua implementação.