Sabia que o Brincar é um direito humano?

25 de maio de 2020 - 22:58

POR ANA AFFONSO

O tempo e espaço em que vivemos se caracterizam pelos processos de globalização. Sentimos, experimentamos e vivenciamos esses processos no nosso dia a dia, como acontece neste momento da pandemia da COVID-19, que nos coloca em distanciamento social dos espaços de relação interpessoal, como no trabalho, escolar, afetivos, culturais, sociais, entre outros. Nesse contexto, as contradições, as desigualdades se tornaram ainda mais visíveis. O próprio tempo e espaço estão colapsados na vida cotidiana, devido à delimitação de territórios, dos usos das mídias digitais, das conversas programadas e mediadas pelas tecnologias digitais. Brincar e exercitar a imaginação, o lúdico, a magia nunca foi tão importante para que as nossas crianças passem por esse período de um modo mais saudável.

Todos nós adultos sabemos o quanto é importante brincar, basta que possamos nos remeter as nossas lembranças da infância (mesmo aqueles que vivenciaram uma infância mais vulnerável e difícil), o quanto esses momentos nos permitem emergir as vivências lúdicas, emoções e representações que possibilitam estados de descontração, sensações de prazer e de reconhecimento. Brincar é uma atividade espontânea, acessível a todos os seres humanos. Brincar possibilita o desenvolvimento da comunicação, da expressão, das conexões do pensamento, dos instintos voluntários, das atividades exploratórias. Possibilita o desenvolvimento físico, mental, social e emocional das crianças.

Ao brincar, os bebês e as crianças experimentam a realidade e tornam-se capazes de participar do seu contexto e perceberem-se no mundo. As crianças são curiosas e imaginativas e precisam explorar o mundo em todas as suas possibilidades. Participar de brincadeiras propicia oportunidades de aprender e amadurecer emocionalmente. Ao brincar, provocamos o pensamento, conexões lógicas e intelectuais, cultivamos sensibilidades.

Pesquisadoras e pesquisadores, como Nylse Helena da Silva Cunha (1994) e Angela Cristina Munhoz Maluf (2004), demonstram que o brincar reúne todas as condições necessárias para que o desenvolvimento infantil se processe de maneira harmoniosa. Também pesquisador, o pediatra e psicanalista Winnicott (1976) defende que o brincar por si só é terapêutico. O brincar possibilita a construção de um espaço criativo e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre sobre si mesmo.  Ele compreende o brincar como promotor de saúde, pois as atividades lúdicas conduzem aos relacionamentos grupais e, portanto, facilita o crescimento das crianças. Além do mais, o brincar, muitas vezes, é uma forma de comunicação da criança com o mundo. Por brincar, ele quis dizer não apenas as maneiras pelas quais as crianças de todas as idades brincam, mas também a maneira como os adultos “brincam” através da arte, do esporte, dos hobbies, do humor e da conversa.

É por reconhecermos a necessidade de brincar que, em 2019, criamos a Lei nº 9.002/2019, que instituiu a Semana Municipal do Brincar no município de São Leopoldo, por entendermos que, além de um direito humano das crianças e adolescentes (ECA, 1990), é uma das atividades mais importante na vida do indivíduo. Ao brincar, formamos vínculos positivos que irão influenciar nossa vida no futuro.

Aproveite essa semana especial para brincar também, estimule as crianças e os adultos ao universo lúdico dos jogos e brincadeiras, acompanhe nossas dicas de brincadeiras e participe das atividades que vão acontecer pelas redes sociais. Mesmo a distância e virtualmente, vamos construir uma linda Semana Municipal do Brincar!

Ana Affonso – Vereadora do PT/SL

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo