É preciso discutir mudanças na legislação eleitoral

20 de março de 2020 - 22:53

POR ARY VANAZZI

Os prefeitos e prefeitas estão vivendo dilemas sérios neste momento de pandemia do coronavírus. Além de ter que tomar decisões rápidas, fortes e para alguns setores até consideradas antipáticas, ainda há ameaça da lei eleitoral, para aqueles que vão disputar a reeleição.

Explico. A epidemia da covid-19 chega ao país num ano de eleições municipais. Já estão ecoando por todos os cantos, até por autoridades de nível federal, a possibilidade de adiamento das eleições. Acho que o debate neste momento não deve ser esse. Precisamos pensar é no Judiciário.

Nós, gestores municipais, estamos atuando no fio da navalha. O período eleitoral impõe às prefeituras e aos mandatários uma série de limitações. No entanto, o momento exige medidas justas, necessárias e até impactantes em nível social e econômico, que podem ser interpretadas pelos órgãos de fiscalização e controle, como o Ministério Público e do judiciário como conflitantes com essa legislação eleitoral.   E não há, pelo menos até agora, qualquer discussão a esse respeito.

Mesmo em casos de decretação de calamidade pública, em que vários impedimentos legais deixam de existir, na legislação eleitoral isso não ocorre.

O risco que corremos é de um processo eleitoral intensamente judicializado. Oposições se aproveitando, tanto se medidas de proteção aos cidadãos não forem tomadas, quanto se forem e daí ações de impedimento de candidaturas.

É este o dilema que temos que enfrentar. Ou arriscar e fazer a obrigação de proteger os cidadãos e frear a epidemia, ou não fazer, preocupado com a judicialização, o que seria um absurdo.

Nesta situação atípica e calamitosa, urge mudanças específicas, extraordinárias, na legislação eleitoral especificamente para este ano.

A Associação Brasileira dos Municípios (ABM) vai levar esse debate à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e ao STF. Que nenhum gestor seja prejudicado. Que nenhum prefeito fique de mãos amarradas. Que essa epidemia seja combatida com responsabilidade por TODOS, executivo, legislativo e Judiciário.

Ary Vanazzi
Prefeito de São Leopoldo-RS
Presidente da Associação Brasileira de Municípios

Próxima notícia

Comentários

mobile legends hack app

Heya i am for the first time here. I came across this
board and I find It really useful & it helped
me out a lot. I hope to give something back and aid others
like you aided me.

Deb

Having read this I believed it was rather informative.
I appreciate you taking the time and energy to put this informative article together.

I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and
commenting. But so what, it was still worthwhile!

Brandi

Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely
well written article. I will be sure to bookmark it and return to read
more of your useful information. Thanks for the post. I’ll certainly return.

Earl

Hi to all, the contents present at this website are genuinely awesome for people knowledge, well, keep up the good work fellows.

Ashli

Hi there would you mind letting me know which web host you’re using?
I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.
Can you suggest a good web hosting provider at a fair price?
Thank you, I appreciate it!

Beau

Inspiring story there. What occurred after?
Good luck!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo